Uma das melhores culinárias do mundo, sem dúvida, é a culinária nordestina. Quem já teve oportunidade de provar da nossa comida com certeza aprovou o exótico sabor de nossa alimentação. Quem não adora uma tapioca melada no café, hein? Ou uma paçoca bem temperada, ou ainda uma rapadura raspada com coco? Quem já provou já conhece e quem ainda não conhece, conheça e se delicie com nossas maravilhas!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

ALGUMAS DELÍCIAS DA COZINHA NORDESTINA

Paçoca de Carne-de-sol

Lave 500 g de carne-de-sol, asse na grelha sobre brasa. Corte miudinha e passe na máquina com 400 g de farinha de mandioca. (Também se faz paçoca com carne de charque e com carne fresca.)

Camarão de Coco

Limpe 1 kg de camarões, lave bem e cozinhe com caldo de 1 limão e 1 colher (de sopa) de sal. Não use água. Quando estiverem vermelhos e secos, retire do fogo e descasque. Das cabeças limpas e passadas na máquina faça massa com um pouquinho de água. Retire o leite de 2 cocos com 2 xícaras de água quente. Ponha o leite numa caçarola, adicione a massa das cabeças e os temperos: 1 colher (de sopa) de coentro e cebolinha picados, 2 tomates picadinhos, 2 dentes de alho machucados, 1 cebola cortada em rodelas, 1 colher (de sopa) de azeite doce, 2 gemas. Leve ao fogo. Mexa até ferver. Junte os camarões e deixe ferver novamente, até ficar um molho grosso. Prove de sal e sirva com farófia, arroz e pão ou com o tradicional feijão guisado. (Este se faz cozido em água e sal. Escorrido, temperado com cebola, coentro, tomate, vinagre e azeite. É levado ao fogo e fervido um pouco.)

Angu de Arroz

Ponha numa caçarola o leite de 1 coco retirado com 2 xícaras de água quente; mais salsa picada, sal e pimenta (se quiser). Leve ao fogo e vá botando farinha de arroz bem devagar, até ficar no ponto de angu. (A mesma receita vale para farinha de mandioca.)

Peixe assado ao Forno

Limpe 1 peixe grande, dê um talho enviesado, ponha sal, limão e alho. Leve a assar no forno com azeite. Guarneça o prato com angu de arroz.

Peixe no Leite de Coco

No Ceará, usa-se o peixe camurupim ou a cavala. Em Pernambuco e na Bahia, é o guaraçaim. Mas o namorado, o robalo, a garoupa, a pescada, a tainha e até o dourado combinam muito bem com o leite de coco. Peixada boa, além do bom peixe e do bom tempero, exige farinha de copioba bem torradinha. Tome 3 postas grandes de peixe e tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe descansar uns 15 minutos. Bata o coco no liquidificador, com 1 xícara (de chá) de água morna, e esprema-o num guardanapo, retirando todo o leite. Doure 1 cebola ralada em 1 colher (de sopa) de óleo e outra de azeite. junte 3 tomates, sem sementes e picados, o leite de coco, o peixe, o sal, bastante coentro e cheiro verde. Tampe a panela e deixe cozinhar durante 15 minutos. Sirva com farinha de copioba e arroz-de-auça. Para comer, misture o peixe, a farinha e o molho.

Vatapá de Peixe

Descasque 1 pão de 100 g e ponha de molho na água. Passe na máquina 100 g de camarão seco com 1 colher (de sopa) de cebolinha picada, pedacinhos de gengibre, 1 colher (de sopa) de coentro picado, 2 dentes de alho machucados, pimenta-malagueta (da verde e da vermelha). Misture ao leite de 2 cocos, tirado com 1 litro de água quente, a ao pão. Passe tudo por uma peneira e junte a 20 grãos de amendoim, torrados e moídos, mas 3 castanhas de caju, torradas e moídas, 1 colher (de sopa) de vinagre, outra de azeite doce, 2 tomates descascados, ½ kg de peixe frito em pedaços e mais 100 g de camarões secos. Leve ao fogo, mexa e dê a grossura que desejar, podendo engrossar com farinha de arroz. Quando tirar de fogo, ponha 1 colher (de sopa) de azeite-de-dendê aquecido em banho-maria. Despeje em um prato fundo e enfeite ao redor com bolinhos de angu de farinha de arroz. Sirva com mais azeite-de-dendê aquecido.

Carne-de-Sol

Ponha ½ kg de carne-de-sol de molho na água fria por algumas horas. Retire, lave, parta em pedaços miúdos. Parta 200 g de toicinho gordo em pedaços miúdos. Ponha tudo numa caçarola e leve ao fogo para assar. Quando estiver quase assado, junte 200 g de banha, uma cebola cortada em rodelas finas, uma colher (de sopa) de coentro e cebolinha verde picada e não deixe assar demais. Sirva com farofa de jerimum.

Pão de Arroz

Cozinhe ½ kg de arroz lavado e seco em leite, até que fique bem mole. Retire do fogo e, quando estiver morno, misture com 2 kg de farinha de trigo. Junte 50 g de fermento, sal e tanta água quanto for necessário para a massa ficar macia e ligada. Sove-a bastante e deixe descansar. Forme 2 pães, pincele com ovo batido e leve a assar em forno quente.

Sopa de Feijão

Passe na peneira 2 xícaras de feijão cozido com tempero, molhando-o com 2 xícaras de caldo de feijão. Junte 1 xícara de água e leve tudo para a panela. Junte ½ xícara de arroz, 4 tomates, 1 colher (de sopa) de cebolinha e coentro picadinhos, mais 1 cebola picada, pimenta e cominho o quanto queira e 1 alho pisado (isto é, amassado). Deixe cozinhar o arroz. Antes de servir, enfeite com rodelas de tomate e dê uma fervura acrescentando sal, se for preciso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário